Página Inicial > Artigos > Data Centers: Energia e o Arrefecimento são as maiores preocupações

Data Centers: Energia e o Arrefecimento são as maiores preocupações

Quais os factores críticos que os gestores de infra-estruturas e operações, arquitectos de sistemas de informação e responsáveis pelo planeamento de Data Centers não podem ignorar na definição da sua estratégia? A Gartner simplifica a equação e alinha oito factores, que podem ter mais ou menos impacto nas empresas, dependendo da sua configuração, estratégia e modelo de negócio, mas que não podem ser ignorados.

Sem analisar o impacto potencial destas forças de transformação as organizações vão ter mais dificuldade em introduzir novas tecnologias e melhorar a qualidade dos serviços, avisa a consultora num estudo divulgado em Maio. E o tempo para avançar com as mudanças é curto: nos próximos cinco anos as empresas devem modelar os principais factores que afectam os seus centros de dados. O modelo já é aplicado pelas empresas para planearem os seus centros de dados, mas foi actualizado para responder as mudanças do mercado. A procura por instalações novas, de elevada qualidade, ° as flutuações geopolíticas e socioeconómicas e a mudança rápida das tecnologias, assim como os novos modelos financeiros, vão acelerar até 2017 e as empresas têm de criar uma aproximação mais holística, considerando todos os factores de forma integrada

É necessário pensar de forma diferenciada no papel e função dos centros de dados. Balancearas mudanças e fazer os investimentos correctos será mais difícil e por isso é preciso um conhecimento estratégico dos efeitos dos factores críticos e da forma como interagem para tomar as decisões correctas. Do lado técnico, muitas das tecnologias que actualmente estão em desenvolvimento vão afectar as arquitecturas de servidor, capacidade de armazenamento e o tipo cala das redes de comunicações. A virtualização, processadores multicore e ferramentas de gestão de servidores vão evoluir de forma rápida até 2017, garantindo novas aproximações de design aos arquitectos de sistemas.

A Gartner lembra que construir novos Data Centers é um investimento de muitos milhões de euros, mas as análises financeiras detalhadas são necessárias para garantir um melhor retomo do que o recurso a empresas de hosting. Financiar estes projectos de grande investimento de capital vai obrigar muitas empresas a questionaremse sobre o interesse em possuir os seus centros de dados e o modelo de partilha de custos e riscos com parceiros pode assumir-se como interessante em alguns casos. De acordo com a consultora especializada em Tecnologias da Informação, este é o modelo certo no qual as empresas devem suportar as decisões no desenvolvimento das suas estratégias nos próximos cinco a sete anos, mantendo-se especialmente atentas à forma como as mudanças num aspecto particular do data center pode ter efeitos positivos e negativos, sobrepondo-se a outros factores críticos.

Fonte: Jornal de Negócios

Alojamento com qualidade HostGator a partir de 4.95$ por mês

Artigos Relacionados:

Categories: Artigos Tags:
  1. 1, Dezembro, 2010 a 13:52 | #1

    Esse é um grande investimento mas produzirá muitos lucros também…..e muitos riscos

  1. Ainda sem nenhum trackback.